Passar para o Conteúdo Principal

1º Ciclo

HALLOWEEN

Desde tempos ancestrais que se realizam diversos cultos de celebração da vida dos antepassados. O Halloween, uma exportação dos Estados Unidos que popularizaram a comemoração, é uma reminiscência de tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.
Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (Samhain significa literalmente “fim do verão”).
Nas quatro escolas do 1.º Ciclo (EB. N.º 2 da Rinchoa, EB. N.º 2 da Serra das Minas, EB. N.º 1 de Rio de Mouro e EB. N.º 2 de Rio de Mouro) quisemos continuar a dar vida a esta tradição e celebrámos a festividade com uma exposição de criaturas assustadoras feitas a partir de materiais recicláveis.

Foto1 SM2 Foto2 SM2 Foto3 SM2


Os trabalhos relacionados com o Halloween foram bastante criativos e demonstraram o gosto e o envolvimento dos encarregados de educação na dinamização da atividade.

Foto4 RM1 Foto5 RM1 Foto6 RM2

Agradecemos a todos os que colaboraram para a concretização desta atividade.
Booo! Happy Halloween!

 

Forno Solar

No dia 2 de outubro, a turma do 3.ºA da EB n.º2 da Rinchoa, realizou uma experiência incrível: fez um bolo de iogurte no forno solar da Escola Básica Padre Alberto Neto, do nosso Agrupamento!
Depois de estudada a receita do bolo, as professoras e os alunos misturaram todos os ingredientes e colocaram a massa do bolo na forma.
Em seguida, pacientemente, deixaram o bolo cozer no forno solar, graças à energia da estrela mais próxima do nosso planeta.
O tempo de cozedura foi longo (das 10h00 às 14h30) mas valeu a pena, pois, o bolo sabia a Sol!
No dia seguinte, foi a vez dos meninos do 2.ºA da Escola experimentarem.
Realizaram deliciosas areias, com apenas quatro ingredientes:
• 300g de manteiga
• 200g de farinha
• 100g de açúcar
• Uma pitada de sal
Foram dois dias divertidos e saborosos!
Alunos do 2.ºA e do 3.ºA

bolo iogurte foto1 bolo iogurte foto2 bolo iogurte foto3
foto2 areias foto5 areias foto6 areias

 

Doces maçãs

No dia 16 de outubro, na Escola n.º 2 da Rinchoa, recebemos saborosas maçãs da parte da Escola Básica Padre Alberto Neto.
Todos os meninos da escola, desde as salas do Jardim-de-Infância até à turma do 4.º ano, puderam saborear este alimento saudável, oferecido pelo Pingo Doce do Fórum de Sintra e pelo Pingo Doce da Rinchoa. Os adultos ficaram igualmente muito felizes por receberem este alimento!
No dia seguinte, como ainda havia maçãs, três “Mini-chefes” da Escola, realizaram uma saborosa compota que distribuíram, à tarde, por todos os meninos e adultos da escola.
Estes dois dias foram repletos de vitaminas!

Foto1 macasR2 Foto2 macasR2 Foto3 macasR2

 

Padel

As turmas dos 3.º e 4.º anos, da Escola Básica N.º 2 da Rinchoa, foram ao Padel, no dia 21 de setembro!
Quarenta e quatro alunos foram ver os melhores do mundo desta modalidade em Oeiras, no Estádio do Jamor. Todos gostaram desta visita.
Para além dos jogos, os alunos puderam ver uma exposição de antigas viaturas dos Bombeiros.
Fez-se um levantamento do que os alunos mais gostaram:
Ver o jogo;

  • Aprender o que é o Padel;
  • Ver a bola a bater no vidro;
  • Observar a bola muito alta, a sair do campo;
  • Admirar as danças das claques;
  • Observar a técnica dos jogados;
  • Ver que os jogadores não desistem de tentar apanhar a bola.

Foi um dia muito divertido!
Aluno do 4.º ano

Foto1 IMG 7516 Foto2 IMG 7522 Foto3 IMG 7514

 

Conversas com o Sr. Presidente

No dia 1 de março de 2018, o Sr. Bruno Parreira, Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, visitou a EB N.º2 da Rinchoa, no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e do Gabinete de Apoio ao Aluno.
Esteve a conversar com as turmas 2.ºA e 3.ºA. Com os alunos do 2.ºA, falou das profissões e do cargo de Presidente da Junta de Freguesia. Respondeu igualmente às perguntas dos meninos que estiveram muito atentos e interessados. Na turma do 3.ºA, abordou o tema “divisão administrativa do país” e respondeu com todo o cuidado às curiosidades dos alunos. Por fim, distribuiu lápis de carvão aos meninos das duas turmas.
Foi uma manhã muito agradável. Os alunos, pessoal não docente e pessoal docente da Escola, agradecem a vinda do Sr. Bruno Parreira e a sua disponibilidade.

ConversasPresidenteJunta0 ConversasPresidenteJunta1

 

As palavras à solta

Imagem Texto-AspalavrasasoltaHá dias atrás eu ia comprar pão, vocês percebem, tipo aquelas tarefas que as nossas mães nos pedem para fazer! E enquanto ia a andar vi uma letra a voar pelo céu e pensei:
- Será que as letras andam perdidas?
Passados cinco minutos, vi uma palavra e disse para dentro:
- E as palavras também! Devo estar a ficar com alucinações!
Comprei o pão e voltei para casa. Entreguei o pão à minha mãe, deitei-me na cama e com o cansaço adormeci.
Mas até nos sonhos eu pensava nisso. De manhã, fui para a escola e perguntei a alguns amigos se, como eu já tinham visto palavras e letras a voar. Uns, responderam-me:
- És mesmo maluco!
Outros exclamaram:
- Vai ao médico!
E outros disseram:
- Vê lá se acordas!?
Então, depois disso, achei melhor não falar mais sobre esse assunto a mais colegas. E não sei como, apareceu-me o portal das cinco dimensões e eu vou dizer-vos quais são as dimensões: a dimensão do chocolate, a dos caramelos com asas, a dimensão das gomas e a das palavras voadoras.
E não vou dizer mais nada para não perder tempo e vou entrar na dimensão. Entrei na dimensão das palavras voadoras, mas choquei com uma letra e desmaiei.
Quando acordei tinha um monstro esfomeado à minha frente. Voltei para o meu mundo e guardei o portal para ir às dimensões sempre que me faltar a sobremesa.

EB N.º 2 da Rinchoa – Rodrigo G.

 

O planeta dos doces!

Imagem Texto-AspalavrasasoltaEsse planeta chamava-se Docelândia. Os pneus dos carros eram feitos de chupas e as folhas das árvores eram feitas de algodão doce.
As pessoas eram muito felizes, mas claro que as pessoas não eram feitas de doces e também não eram todas gordas!
Havia vegetais de doces e carne de doces. Parece uma parvoíce mas essa comida não engordava. Os animais também não eram feitos de doces, então ninguém os comia.
As vacas da Docelândia são especiais porque se lhe dermos morangos para comer elas dão leite de morango e se lhes dermos chocolate para comer elas dão leite de chocolate.
Naquele planeta só havia um país, ele chamava-se Docecity e lá só falavam português.
Eu acho muito interessantes as galinhas porem ovos de chocolate e as cabras darem pudim de caramelo.
Este planeta parece estranho, mas é muito fixe.

EB N.º 2 da Rinchoa – Laura S.

 

Desfile de Carnaval

Esta atividade foi realizada no âmbito da comemoração do Carnaval, com o intuito de promover uma tradição popular do nosso país, envolvendo toda a nossa comunidade escolar e não só…
O desfile foi enobrecido, mais uma vez, pela alegre e “barulhenta” participação da Associação do Grupo de Bombos das Mercês que nos acompanhou durante todo o percurso.
Agradecemos também a participação do Sr. Diretor do nosso Agrupamento, professor Jorge Lemos, bem como a presença de vários elementos da autarquia e da Escola Segura.
Acreditamos que este dia vai ser recordado pela comunidade da Serra das Minas (e não só…) durante muito tempo!!

car 1 car 2 car 3

 

Ciência: ESA à procura de ajuda!

No dia 17 de janeiro de 2018, os alunos do 10º ano, turma C4, da Escola Secundária Leal da Câmara, foram à Escola N.º 1 de Rio de Mouro fazer uma atividade, com os alunos do 4ºB.
Esta atividade estava relacionada com a ciência, mais propriamente com o espaço. Os alunos do 1.º ciclo foram questionados sobre o que era a NASA e a ESA e perceberam que se tratava da mesma coisa, ou seja, empresas que enviam satélites para o espaço, sendo que a NASA situa-se na América e a ESA na Europa.
Em grupos de cinco, os alunos tentaram descobrir qual seria o melhor material para fazer parte de um satélite e assim ajudar a ESA na construção do mesmo.
Foram usados os seguintes materiais: cobre, alumínio, bronze, aço, madeira, rocha, plástico e poliestireno (esferovite) e foram testados em relação à aparência, à condutibilidade elétrica, à condutibilidade térmica, ao peso, às propriedades magnéticas e ao impacto.
Todos os grupos chegaram à mesma conclusão: o alumínio seria o melhor material por ser leve, por ser bom condutor térmico e elétrico, entre outras propriedades.
A atividade foi divertida, interessante e todos os alunos interagiram muito bem. Foram transmitidos muitos conhecimentos.
Os alunos do 4ºB esperam que um dia sejam eles a fazerem este tipo de atividades com alunos do 1.º ciclo.

 1  2  3

 

Suspiro de Vampiro

Um vampiro, vamos conhecer,
É simpático a valer.
Medo, não vamos ter,
O Valentim, não iremos esquecer.

Alto e de cabelo comprido,
É um rapaz divertido.
Com roupa azul e casual,
Ele é mesmo radical!

Vive sempre com receio,
Passa a vida a fugir.
Aquele caçador matreiro,
Apanhá-lo, não irá conseguir!

EB n.º1 de Rio de Mouro – 4.ºA

                                               (Projeto Escrita Criativa)    

 

A Terra Treme

Os alunos, professores e assistentes operacionais da Escola Básica n.º2 da Rinchoa responderam ao desafio lançado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
No passado dia 13 de outubro de 2017, pelas 10:13, a Comunidade Educativa realizou o exercício de treino BAIXAR,PROTEGER, AGUARDAR. Estes três gestos são a melhor forma de nos protegermos em caso de sismo, podendo salvar muitas vidas no caso de ocorrer este tipo de calamidade.
“Foi a primeira vez que fiz este treino e gostei muito. Acho que temos de treinar mais vezes para aprender a nos proteger se houver um sismo!” foi o testemunho de um aluno, da turma do 3.ºA, da EB n.º2 da Rinchoa.

 

Participação do 1º Ciclo no corta-mato escolar

No dia 06 de janeiro de 2017, alunos de todas as escolas do 1º ciclo, participaram no Corta-Mato realizado na Escola Padre Alberto Neto. Todos se sentiram orgulhosos por terem representado a sua Escola e por terem conseguido realizar todo o percurso.
No final da corrida, houve um convívio saudável com os alunos mais velhos, enquanto degustavam o lanchinho oferecido.
Regressaram muito felizes à escola, com a ideia de dever cumprido.
Parabéns a todos, pela participação e pelo convívio que tornou esse dia ainda mais importante.

cm cm1

 

O 1º período na Escola Nº 2 de Rio de Mouro

1-dia Mundial Musica1Dia mundial da música – 01/10/2016

Trabalhos realizados pelos alunos de todos os anos de escolaridade. Em cada turma foi trabalhado um tema, de modo que houvesse diferentes abordagens.

 

EB Nº 2 de Rio de Mouro- 52º Aniversário 07/10/2016

Mais um ano passou pela velhinha centenária, também conhecida na comunidade pela escola Vasco da Gama, que continua a ser um polo de encontro de gerações muito acarinhada por aqueles que aqui trabalham e estudam ou já por cá passaram.
Gerações de alunos, aqui, deram os primeiros passos nas letras e na entrada no mundo formal da aprendizagem iniciando o percurso das suas vidas a nível académico.
Todos os anos a escola recebe crianças cujos pais foram aqui alunos e que, muitas vezes, embora morando noutras freguesias querem que os seus filhos frequentem a sua “antiga” escola.
Neste dia de aniversário, desejamos que ela continue a ser uma escola de sucesso. Conversando com os alunos do 1º ano, acabados de chegar, pedimos-lhe a sua opinião sobre a escola que aqui deixamos na sua simplicidade.

Qual a tua opinião / o que é que achas sobre a escola?
Eu gosto muito da escola.
É divertido aprender na escola.
Aprender nesta escola é bom. 
É divertido jogar à bola na escola.
Eu gosto de brincar na escola. 
Eu gosto de brincar com os amigos na escola.
É muito bom aprender na escola onde andaram os meus pais. 
Eu gosto muito de aprender na escola. 
Eu gosto mesmo de aprender na escola.
Eu gosto de fazer trabalhos de casa que levo da escola. 
Eu gosto de ir para a escola. 
A escola é muito linda. 
A escola é muito divertida. 
A escola é muito gira. 
Eu gosto de aprender na escola.
Eu gosto muito da música e do ATL. 
A escola é maravilhosa. 
Eu gosto de fazer os trabalhos no caderno. 
É tão bom brincar na escola e aprender a ler. 

 

São Martinho – 11/11/2016

Como é tradição da Escola, comemorámos também este ano o S. Martinho com uma grande fogueira onde assámos castanhas para que todos pudessem provar castanhas assadas na caruma.
Esteve um dia fantástico o que contribuiu para um convívio muito agradável com toda a comunidade educativa.

3.1-S. Martinho fogueira1 3.2-S.Martinho castanhas1 3.3-S.Martinho magusto1

 

4-Escritor Pedro Soares 24-11-20161Visita do Escrito Pedro Soares – 24/11/2016

No dia 24 de novembro, a Escola teve a honra de receber a visita do escritor Pedro Soares que apresentou o seu livro “Um mundo chamado Agharta” às turmas do 3º e 4º anos.
A apresentação foi feita recorrendo à interação com as crianças, num permanente diálogo, na descoberta dos valores veiculados pela sua obra.

 

Workshop: “A lancheira do Tuneco” – 26/11/2016

No âmbito da promoção da educação alimentar e hábitos de alimentação saudável, ocorreu, no dia 26 de novembro, nas instalações da EB nº2 Rio Mouro, entre as 10H00 e as 13H00, um workshop intitulado "A Lancheira do Tuneco".
Este encontro, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, teve como objetivo ajudar as famílias a preparar lanches escolares saudáveis, práticos e nutritivos, visto que é nestas refeições que se cometem grandes erros alimentares.

5.1-Workshop A Lancheira do Tuneco26-11-20161 5.2-Workshop A Lancheira do Tuneco26-11-20161 5.3-Workshop A Lancheira do Tuneco26-11-20161

 

6-EspacosExteriores-jardinagem1Melhoramentos dos espaços exteriores da Escola

este período letivo, os alunos realizam atividades de jardinagem, para melhoramento dos espaços exteriores da Escola.

 

Semana de Natal de 2016

Durante a última semana do 1º período, a temática do Natal foi trabalhada com as diferentes turmas.
Uma das atividades foi a leitura da história “Ninguém dá prendas ao Pai Natal“, na biblioteca, seguida de um debate sobre as prendas que cada aluno poderia dar à sua família neste Natal. Posteriormente, com base nesta história, fizeram-se decorações em diferentes ateliês que foram afixadas na escola.
No último dia, as turmas apresentaram à comunidade escolar diferentes atuações nomeadamente canções e dramatizações. A tarde terminou com um lanche partilhado no refeitório.

7.1-Leitura-de-Historia1 7.2-Atelies1 7.3-Atuacoes FestaNatal1 7.4-Natal imagens1

 

 

Trabalhos realizados para o Dia da Mãe

A turma do 3º C da Escola nº 2 da Serra das Minas fez sais de banho e um postal para oferecer no Dia da Mãe.

sais de banho 1    sais de banho 2   sais de banho 3 

 

Atividades da Escola Nº 2 da Rinchoa

No decorrer do 2º período do ano letivo 2015/2016, os alunos da Escola nº 2 da Rinchoa realizaram sementeiras na sua Horta Pedagógica e criaram trabalhos alusivos à comemoração do Dia da Árvore e da Páscoa.

1 2 3
4 5 6
8 9 7

 

Desfile de Carnaval – EB nº 1 de Rio de Mouro

Na Escola nº1 de Rio de Mouro, houve baile e brincadeira, para comemorar o Carnaval.

Desfile de Carnaval – EB nº 2 da Serra das Minas

A manhã do dia 5 de fevereiro, na serra das Minas, foi palco de um alegre e colorido desfile de Carnaval! Todos os alunos, educadoras, professores e assistentes operacionais da Escola Básica nº 2 da Serra das Minas desfilaram pelas ruas circundantes à sua querida escola, sempre acompanhados pelo Diretor do Agrupamento.
Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da comemoração do Carnaval, promovendo uma tradição popular e envolvendo a comunidades escolar. Neste desfile, muitos pais e familiares dos alunos estiveram presentes, bem como a Polícia da Escola Segura que guiou este colossal e animado grupo, ao longo do seu trajeto.

1-DSC 0328 2-DSC 0323 3-DSC 0336
4-DSC 0445 5-DSC 0447 6-DSC 0493
7-DSC 0661 8-DSC 0715 9-DSC 0720
1 2 3
4 5 6
7 8 9
10 11 12

Dia Europeu Sobre a Proteção de Crianças Contra a Exploração e o Abuso Sexual

18 de novembro de 2015

No passado dia 18 de novembro, comemorou-se, pela primeira vez, o Dia Europeu Sobre a Proteção de Crianças Contra a Exploração e o Abuso Sexual.
Dada a importância desta data, os alunos do quarto ano, da turma A, da Escola Básica nº 2 da Serra das Minas assinalaram este dia com várias atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula e no restante espaço escolar.
Os alunos exploraram vários cartazes alusivos a esta temática, viram o filme ”Kiko e a mão” e fizeram um debate sobre este tema tão perturbador mas real.
Cada aluno fez um pequeno panfleto a sensibilizar para a importância da comemoração deste dia. Esses panfletos foram oferecidos, pelos alunos, a todos os professores e educadoras da escola. Foram feitas réplicas desses panfletos e com elas montaram um cartaz coletivo para colocar na Escola, alertando, deste modo, para a importância deste delicado tema que atinge tantas crianças e jovens em todo o mundo.

dfd 072 p dfd 074 p dfd 070 p 
dfd 075 p dfd 077 p

 

Fotos de cartazes

 

 

Atividade realizada na escola nº 2 da Serra das Minas

Presépio e Mural dos Desejos realizado pelo 3.º C da Escola nº 2 da Serra das Minas, em parceria com os alunos apoiados pela Educação Especial da mesma escola, no ano letivo 2015/16.

Presepio5 Presepio6 Presepio8
 
Presepio9 Presepio10 Presepio11
Presepio12 Presepio13 Presepio14

 

 

Agrupamento em números

Análise do agrupamento
  
- Agrupamento em números

Selo Digital

Segurança Digital

Proteção de Dados

Contacto do encarregado da proteção de Dados:
encarregado.protecao.dados@aerm.pt